

Mortal Kombat X (pronuncia-se "écks" ) é um jogo de luta da série Mortal Kombat. Foi produzido pelo estúdio NetherRealm Studios e realizado por Ed Boon, um dos criadores da série. É o décimo titulo principal da série e lançado pela Warner Bros. Home Entertainment a 14 de Abril de 2015. Enquanto que a NetherRealm Studios produziu as versões para PlayStation 4 e Xbox One, as versões para Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360 foram desenvolvidas pelo estúdio High Voltage Software. Uma versão para os sistemas iOS e Android também foi criada por uma equipe da NetherRealm Studios.
Mortal Kombat X foi bem recebido pela critica especializada. A versão para PlayStation 4 tem uma média de 83/100 e de 85.08% nos sites de análises agregadas Metacritic e GameRankings, respectivamente.
Jogabilidade
Como nos jogos anteriores da série, Mortal Kombat X é um jogo de combate/luta em que dois jogadores lutam um contra o outro numa variedade de ataques, movimentos especiais e Fatalidades macabras. A “barra especial”, incluída pela primeira vez no título anterior, permite de novo aos jogadores fazer várias técnicas como os ataques Raio-X. Similar a Injustice: Gods Among Us, o jogo anterior da NetherRealm Studios, os lutadores podem interagir com o ambiente, como por exemplo, usar partes do cenário como armas. O jogo também introduz a “barra de resistência” (stamina), usada pela última vez em Mortal Kombat 4. Localizada por baixo da "barra de energia", a barra está dividida em duas partes que são usadas quando o jogador faz certas acções (no entanto, nem todas as acções consomem uma parte por inteiro). Correr, que já foi usado também noutros jogos da série, ou interagir com o cenário, consome “resistência”. A barra volta a ser enchida quando o jogador não fizer nenhuma acção por alguns segundos.
Mortal Kombat X inclui as Brutalidades, um movimento finalizador que não era usado desde Mortal Kombat Trilogy e nas versões SNES e Sega Genesis de Ultimate Mortal Kombat 3. Há mais de 100, e ao contrário dos jogos anteriores, as brutalidades não são executadas depois de um longo pressionar de vários botões, mas sim activadas em certas condições, como ganhar uma ronda com um lançamento ou não usar o bloqueio durante o combate. Uma nova finalização faz a estreia neste jogo; as "Quitalitys", que matam instantaneamente o jogador se este desistir de um combate online.
Em Mortal Kombat X cada um dos lutadores tem três variações, cada uma com a sua própria lista de movimentos. Por exemplo, Scorpion pode usar a variação ‘Ninjutsu’, em que usa duas espadas, a variação ‘Hellfire’, que se baseia em movimentos especiais com fogo e a ‘Inferno’ que faz aparecer um anão demoníaco que o ajuda no combate. Já Raiden tem a variação ‘Displacer’, que se foca na teleportação, a ‘Thunder God’, que dá mais poder às combinações de movimentos eléctricos e a ‘Storm Lord’ que permite criar pelo cenário armadilhas feitas de raios.
O jogo inclui os modos "Story", "1 vs. 1 Ranked", "King of the Hill", "Survivor", "Test Your Luck" e “Kustom Kombat”. Mortal Kombat X introduz um novo modo online persistente na série: Faction Wars. Neste modo, que suporta "cross-platform", são formados grupos por jogadores em que estes juram aliança a uma de cinco facções: Lin Kuei, Black Dragon, White Lotus, Special Forces e Brotherhood of Shadow. Assim que os jogadores se aliam a uma fação, recebem desafios e objetivos para completar a solo ou nos modos online. Cada facção tem um conjunto único de desbloqueáveis e o vencedor semanal tem direito a itens e recompensas especiais (incluindo a possibilidade de alternar as Fatalidades de uma personagem). Semanalmente vão surgir competições entre os diferentes grupos e cada ação dos jogadores contribui para aumentar o progresso da facção. No modo online, derrotar jogadores de facções rivais ajuda, mais do que o normal, a ganhar mais reputação para a facção. Outra nova adição chama-se "Living Towers", uma forma evoluída de "Challenge Tower" de Mortal Kombat (2011). Está divido em três partes: Quick Tower, que é actualizada depois de algumas horas com novo conteúdo e desafios; Daily Challenge Tower oferece mais experiência, mas aumenta consideravelmente a dificuldade; e a Premier Tower, que está ligada a eventos especiais e dependentes da ocasião ao longo do ano
Sinopse
Mortal Kombat X tem um novo enredo original, não-linear, "apresentando alguns dos personagens mais prolíficos do jogo, incluindo Scorpion e Sub-Zero, enquanto introduz novos desafios que representam as forças do bem e do mal, amarrando o conto como um todo". A história começa no final do jogo anterior e, eventualmente, passar para 25 anos no futuro, dando ênfase a veteranos idosos, novos personagens e aos filhos da antiga geração de lutadores
Juntamente com os incumbentes, como Scorpion e Sub-Zero, foram revelados vários lutadores novos: D'Vorah, uma mulher que controla insetos; Ferra/Torr, uma dupla que consiste numa anã armada e num bruto gigante mascarado; Cassandra "Cassie" Cage, filha de Johnny Cage e Sonya Blade; e Kotal Kahn, um "deus do sangue" inspirado em aztecas, descrito por Ed Boon como o novo imperador do Outworld; Nos meses seguintes foram revelados também Takahashi Takeda, filho de Kenshi; e Jacqui Briggs, filha de Jax. Outros personagens novos para a série incluem Kung Jin, um arqueiro primo de Kung Lao; e Erron Black, um personagem de estilo pistoleiro Western. A batalha final do modo história de Mortal Kombat X é contra Corrupted Shinnok, uma personagem não jogável que é a versão demoníaca de Shinnok